5/14/2008

NORTECOOPE x ALCOBACENSE

UM JOGO, DUAS ANÁLISES

Análises virtuais de situações reais.

1ª Análise

Das jogadoras da Alcobacense, em três Actos.

1º Acto

Sexta-feira 2 de Maio de 2008

Amanhã jogamos com a Nortecoope.
Ainda que normalmente sendo vista como a reserva da Fundação é contudo uma equipa de topo. A sua classificação assim o dita.
Na primeira volta perdemos em casa e queremos agora acertar as contas. A nossa época tem sido irregular e este jogo tem que ser uma demonstração do que somos capaz.
Motivação e garra não vão faltar. Tivemos conhecimento de que as nossas adversárias empataram a dois com a Mealhada e cartões azuis e vermelhos não faltaram. Parece que afinal vamos defrontar a “reservas das reservas” da Fundação. Aparentemente a tarefa está simplificada.
A ver vamos.


2º Acto

Sábado 3 de Maio de 2008 (Hora de Jogo)

Aquecimento, nosso e das nossas adversárias. Há aqui qualquer coisa que não nos soa bem! Esta é a equipa principal delas.
- Não falta ninguém. Deve ter havido uma amnistia. Tanto melhor. Foi com “estas” que perdemos na primeira volta e é a “estas” que queremos ganhar hoje. Vamos a isto.


3º Acto

Sábado 3 de Maio de 2008 (depois do banho)

As coisas corriam bem.
Entramos a ganhar, consentimos o empate e adiantamo-nos novamente no marcador ainda antes do intervalo.
A três minutos do fim com o jogo controlado, a vitória parecia possível. Não contávamos era com a cegueira e incompetência de um árbitro caseiro. Com efeito numa jogada mais digna de um jogo de Rugby, seguida de golo repôs a igualdade no marcador. Protestos nossos,acalorados e exaltados. Foi preciso recuperar o equilíbrio, porque empates a dois com esta equipa, trazem pelos vistos muitos cartões e como não haverá por certo mais amnistia, nós não os podemos ver.
No final do jogo empate a dois. Uma sensação incrível de injustiça. Dois penalties não assinalados e um golo incrível. O homem será cego?
No entanto mesmo assim,este empate contra esta equipa,foi mais “saboroso” do que seria uma possível vitória sobre as “reservas das reservas”. As contas no final não ficaram certas, mas quando o responsável maior por elas as subverte só nos resta alertar para a injustiça. E apelar para que não se repita. Contra nós ou a nosso favor. Simplesmente que não se repita.
Já só pensamos no jogo com os Carvalhos.

P.S.- Afinal soubemos agora que não houve amnistia o que houve foi “jogo” de secretaria.


2ª Análise

Adeptos da Alcobacense

Jogamos contra o Nortecoope e fomos prejudicados por uma arbitragem caseira. O que não é inédito nesta época.
Nunca como ultimamente, havíamos falado tanto de transparência no Desporto. Com efeito os últimos casos narrados na comunicação social, nomeadamente o caso do “Apito Dourado” a isso nos obrigaram. No final mais uma vez o que ressalta é que continuamos a ser um país de “Chicos Espertos”. E já não devíamos ser.
Enganar os outros recorrendo a jogo sujo, continua a ser a especialidade de alguns. A cultura e educação que hoje temos, deveria ser suficiente para que assim não fosse. Teremos que continuar a acreditar que as coisas acabarão mais tarde ou mais cedo por mudar e essa tão apregoada transparência, ainda que como o seu nome indica não se veja, pelos menos se sinta. Contudo quando temos dúvidas sobre os processos “ela” não se sente.
E dúvidas são o que temos sobre o processo de nomeação dos árbitros para os jogos do Nacional Feminino. Sabemos das dificuldades financeiras dos clubes e da impossibilidade de nomear 2 árbitros como chegou a acontecer. Daí a, para poupar ao máximo, nomear árbitros da casa ou de perto não é criar dúvidas? A tendência para as arbitragens serem caseiras é do domínio público. A pressão dos adeptos da casa normalmente em maior número a isso leva. Criar condições para aumentar essa possibilidade não é criar dúvidas?
Julgamos ser uma situação a rever. Dúvidas temos igualmente, quando para limpar cartões, se antecipem jogos entre equipas da “mesma casa”. A Fundação precisava disso para um há muito merecidamente ganho tricampeonato, ou a ideia foi proteger a Nortecoope já que perderia sempre o jogo com a Fundação e se apresentaria assim mais forte contra a Alcobacense? Como é que a F.P.P. aceita isto? Que é que a Nortecoope ganhou com esta habilidade? Isto não e subverter a verdade desportiva? Que Chicos Espertos?
O desporto assim ficará sempre a perder.


Texto de José António Paiva.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro sr.
sem querer dizer que não tem razão, só quero dar uma pequena informação:

Será que o jogo CD-Fundação não foi antecipado, porque estava agendado para o dia 24 de Maio, dia em que a Fundação estará a representar o nosso país na Taça da Europa de Clubes em Seniores Femininos, que se realiza na Mealhada entre os dias 22 e 25 de Maio de 2008?
É preciso um bocadinho de calma.

Em relação à arbitragem acho que tem toda a razão.
Tenho assistido a vários jogos e em certos pavilhões, que não vou agora nomear, nota-se sempre a intervenção do árbitro no sentido de decidir alguns lances de maneira que a equipa da casa consiga ganhar o jogo, não é verdade?

11:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro senhor anómino.

Costumo assinar o que escrevo, como fiz, e não costumo responder a anónimos. Vou abrir uma excepção:
- Á mulher de César não basta ser séria, também tem que o mostrar. Dois mil anos passaram e esta verdade persiste.
No caso do jogo antecipado aplica-se totalmente. Se a antecipação já tinha sido marcada antes do jogo com a Mealhada deveria ter sida dada a conhecer. Esta ultima equipa também vai estar presente na mesma taça de europa e tanto quanto sabemos nao jogou a meio da semana. E os jogos têm de ser antecipados, não podem ser adiados? Até agora pensamos que é a solução sempre utilizada. Procurar falsas razões para posturas como a verificada é tapar o sol com uma peneira.

José António Paiva

11:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que quanto ao motivo da antecipação do jogo estamos esclarecidos, até porque o jogo com o Mealhada foi no sábado e não estou a ver a Federação por ex na segunda-feira a marcar o jogo para a quinta-feira seguinte. Isso agora de estar a dizer porque não adiar em vez de antecipar é subjectivo, como deve calcular. Quanto ao facto de limpar cartões, se tal se verificou, convenhamos que o cd defendeu os seus interesses desportivos, ou não terá sido assim? Tenho assistido inclusivé na 1a divisão masculina, um jogo até foi televisionado, jogadores lesionados a entrar em pista só para ver o azul para completar a série.

12:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O problema do CD Nortecoope não é contra o Alcobaça, mas sim contra o Hoquei Clube da Mealhada.
Provavelmente nem foi preciso sujar os equipamentos de jogo. Bastou usar os de treino.
Quanto as arbitragens, pelo que descrevem,nada de anormal se passou. Nesse pavilhão são o normal.

8:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O problema das equipas Nortecoope são diferentes, uma receia que outras equipas ponham em risco a sua hegemonia, utilizando para o efeito todos os expedientes necessários (arbitragens incluídas), a outra quer, a todo custo, cimentar uma posição secundária que não tem (até agora) no campeonato, funciona como viveiro de jogadoras e como escudeiro do cavaleiro principal.
Jogo antecipado porquê? Porque umas queriam o título depressa e outras queriam limpar cartões...
Pergunto eu não é importante defrontar a equipa mais forte do campeonato com as melhores jogadoras? A não ser que essa equipa não conte (é jogo sempre para perder... se calhar mais vale nem jogarem com elas não é?) e as verdadeira preocupações tenham a sua sede a sul.
Já não chega a influência da equipa principal, para ainda terem uma equipa B que ajuda nos seus propósitos...
Já merecia um apito final!!!
Conto com o HCM, com a AACD e com os Carvalhos para fazerem justiça na tabela classificativa e porem quem merece no seu lugar.

12:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se alguma equipa se sente prejudicada deve esclarecer-se junto dos orgãos competentes e tentar saber o seguinte:
1º se o jogo já estava marcado em data anterior ao castigo das ditas atletas, então não há nada a assinalar, se o jogo foi marcado em data posterior aos castigos, então essas atletas não podem cumprir castigos nesses jogos, portanto é só pedir esclarecimento a quem de direito e a partir daí agir em conformidade, pois os regulamentos são bem claros.

11:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e os jogos em Alcobaça?
è tudo limpinho
por amor de Deus, tenham vergonha

12:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Post assinado pelo Sr Paiva parece-me interessante, razoável, sensato, mas obviamente não diz tudo. O que não me parece nada razoável é os comentários seguintes.
Não tenho estômago para discutir o Hoquei em Patins e até me enjôa, na verdade, com o ódio destilado que tantas pessoas vêm acumulando contra a Nortecoope, seja a Fundação ou o Centro Desportivo.
Mas enfim, se é para discutir, que se faça isso com propriedade. E se me parece que o Sr Paiva escreveu algo interessante, nesse sentido no blog do seu Clube, aponta exactamente alguns casos questionáveis, os abusos e quiça as injustiças.
No entanto é pertinente observar que quando julgamos ou criticamos outrém, não são os seus defeitos que estamos a denunciar, mas o nosso: a nossa necessidade de sermos criticos.
A crítica do achincalhar, nada mais é que um péssimo hábito.É algo que nos mantém ocupados e nos fornece assunto para conversas.
E não é assim na nossa vida?

-Criticamos os árbitros, mas quando eles nos favorecem calomo-nos.
-Criticamos a qualidade do Hoquei dos adversários e não damos a devida atenção ao Hoquei que produzimos.
-Criticamos os que dizem mal do nosso Clube e passamos o tempo todo a dizer mal do(s) outro(s) clube(s).
-Criticamos a jogadora A ou B e nem por isso demonstramos melhor.
- Criticamos o Treinador adversário, quando, o nosso tem um comportamento pouco ético.
-Criticamos os mentiroso e muitas vezes faltamos à verdade.

Criticar é fácil.Acusar é fácil.Apontar os erros alheios é fácil. O dificil é mudar o nosso comportamento. O dificil é ser coerente. O dificil é fazer certa a nossa parte.
O dificil é começar por reciclar o Hoquei em Patins e as gentes que nele gravitam sem conhecimento de causa.

Aquele que quiser corrigir os outros é melhor que inicie por se corrigir a si mesmo. Isso dá melhor resultado e é menos perigoso.

Não critiquem por maldade, nem por inveja.
Faça da critica um remédio e não um veneno.

Não me parece que um jogo antecipado ou adiado possa ser a causa de todas as classificações.

1:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pelo menos nem o Alcobaça nem nenhum outro clube tem 1 presidente para 2 clubes e que está no banco de duas equipas como tal. Só na nossa modalidade é que isto acontece. Felizmente isto está para os chicos espertos. E depois querem evolução e competividade...

4:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home