9/27/2006

SELECÇÃO DE HOQUEI FEMININA - MUNDIAL CHILE 2006


O Seleccionador Nacional de Hóquei em Patins Feminino, Prof. Paulo Lopes apresenta a Selecção Nacional, que irá representar Portugal no Campeonato do Mundo Feminino de Hóquei em Patins, que decorrerá de 30 de Setembro a 7 de Outubro no Chile.Das 12 atletas inicialmente convocadas para participar nos Centros de Treino, que decorreram nas últimas 3 semanas na Mealhada e no Luso, apenas 10 integram a Selecção Nacional. A Equipa Técnica definiu critérios que permitiram com muito rigor, definir o perfil desta selecção, enquadrado num espíriro de renovação, apostando em atletas jovens e numa selecção de futuro.

A Selecção Nacional Feminina de Hóquei em Patins :(NOME E DATA DE NASCIMENTO)

- Cláudia Rego - Capitã de Equipa - 16-07-1983
- Diana Sousa - Guarda Redes e Sub-Capitã de Equipa - 05-02-1983
- Neuza Pebre - 26-11-1984
- Dina Tavares - 14-07-1984
- Raquel Rodrigues - 15-07-1987
- Bruna Honório - 28-06-1987
- Vânia Ribeiro - 12-05-1987
- Ana Santos - Guarda Redes - 23-02-1987
- Gisela Honório - 11-01-1989
- Ana Soares - 25-07-1984
ENQUADRAMENTO DA PRÁTICA DESPORTIVA DA MODALIDADE DE HÓQUEI EM PATINS FEMININO:
Esta Selecção Nacional de Séniores de Hóquei em Patins Feminino é o refelexo de todo um trabalho de observação e de treino, resultante dos Centros de Treino. Esta é uma forma natural de se proceder à renovação gradual das atletas, preparando-as para a sua rentabilização máxima nas competições internacionais. Este projecto desta Selecção tem 2 anos de existência e já com provas dadas na conquista de títulos internacioais:
• Participação da Selecção Nacional de Hóquei Feminino no Campeonato do Mundo e com a conquista do 4º lugar;
• Participação da Selecção Nacional de Hóquei Feminino no Campeonato Euopeu e com a conquista do título de Vice-Campeã Europeia
• Participação da Selecção Nacional de Sub’19 de Hóquei Feminino no Campeonato Europeu de Sub’19, com a conquistra do título de Vice-Campeã. As atletas têm idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos.
No histórico das Selecções Nacionais de Hóquei em Patins Feminino, Portugal conta com os Título de Campeãs da Europa em 1999, reconquistado em 2000 e 2001.
Todo o Trabalho que envolve a procura das Atletas que integram a Selecção Nacional é feito com base em métodos de trbalho, que passa por uma Programa de Selecção de Talentos, que implica a deslocação de 3 elementos do Corpo Técnico Nacional da FPP, o Director Técnico, Prof. Luís Sénica, O Selecionador Nacional Feminino, Prof. Paulo Lopes e do Adjunto, o Prof. Luís ferrão, às Associações de Patinagem. Este tipo de observação permite a profissionalização da modalidade e a médio-prazo constituir uma competição federada de qualidade. Este é um trabalho conjunto, desenvolvido também pelos treinadores dos clubes e pelas Associações de Patinagem de Portugal. Nas Selecções de Talentos os elementos do Quadro Técnico da Federação constituem uma base de dados com atletas que têm potencial e que poderão vir a integrar os Centros de Estágio e a fazer parte, a curto médio-prazo da Selecção Nacional, preparando os atletas para as competições internacionais.
ASPECTOS POSITIVOS DA PRÁTICA DA MODALIDADE DE HÓQUEI EM PATINS FEMININO A IMPORTÂNCIA DA MULHER
Na sequência das deslocações pelo país, do Corpo Técnico da Federação nas Acções de Selecção de Talentos, é possível concluir que o Hóquei continua a ser uma modalidade muito querida e que a prática do Hóquei Feminino prolifera no país, marcando uma posição de destaque da Mulher nesta prática desportiva. Segundo o seleccionador Nacional, Prof. Paulo Lopes “A Mulher surge como uma forte dinamizadora do Hóquei, trabalhando com muito profissionalismo, num desporto que é liderado pelo Homem, em termos de toda a sua carga histórica.”
FORMAÇÃO ACADÉMICA SUPERIOR NA SELECÇÃO FEMININA
Ao contrário daquilo que é habitual em grande parte das práticas desportivas, as Atletas da Selecção Nacional Feminina têm todas frequência universitária, apostando também numa carreira profissional, elevando também a sua valorização pessoal. As Atletas frequentam cursos universítários tais como Educação Física, Medicina (em vários Ramos – Clínica Geral; Fisioterapia; Enfermagem), Psicologia, Línguas, Gestão e Contabilidade.
A PRÁTICA DO HÓQUEI EM PATINS E O SEU CONTRIBUTO NA SAÚDE DA MULHER
A prática desta modalidade desportiva pela Mulher permite-lhe o desenvolvimento significativo da sua desenvoltura e coordenação motora – OCLOMANUAL – o hóquei é uma modalidade que exige velocidade e rapidez na actuação em campo, as atletas têm a área visual em grande sintonia com a parte motora, a visão capta a imagem e transmite-a através de impulsos nervosos ao cérebro, e este responde enviando uma mensagem de actuação aos membros, levando a atleta a agir em segundos.O impacto desta modalidade no ciclo de vida mensal de uma mulher é estudado, de forma a que a sua adptação fisiológica não seja um obstáculo ao seu desempenho, rentabilizando o seu potencial, minimizando o seu desconforto.